Aloucadosperfumes está gripada. Nariz entupido. Sendo assim, nada de resenhas novas né?
Mas não vamos deixar de falar em perfumes, nossos queridos! E ainda mais queridos quando cruzam a fronteira de outras artes. Hoje falamos da influência do movimento Art déco nos perfumes das décadas de 20 e 30, mais precisamente das propagandas de tais perfumes.
Antes de tudo, o que foi o movimento Art déco?
Art déco, termo que deriva da língua francesa e nasce da expressão arts décoratifs – designa uma escola de natureza internacional que marca, no período que vai de 1925 até 1939, movimentos como a decoração, a arquitetura, o design interior e o desenho industrial, bem como a moda, as artes plásticas e gráficas, além do cinema, nos quais ela tem suas fontes principais.
Esta forma de expressão começa a ganhar forma e significação a partir da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, que tem lugar em Paris no ano de 1925. Ela está enraizada especialmente na escola conhecida como Art Nouveau, que trabalha mais com as linhas onduladas e sem simetria, baseando-se em formatos vegetais e em adornos com motivos florais. Ao contrário desta arte, porém, a Art Déco se vale de linhas retas ou esféricas, das figuras geométricas e do desenho de natureza abstrata.
Para quem acompanha a série American Horror Story, o Hotel Cortez, cenário da atual temporada, é exemplo da arquitetura e decoração do estilo.
Características principais:
– Linhas circulares ou retas estilizadas;
– Uso de formas geométricas;
– Design abstrato;
– Formas femininas e animais são as mais trabalhadas;
– Influências do construtivismo, futurismo e cubismo;
– Presença marcante na Arquitetura.
E nos perfumes? Rendeu belíssimos frascos e propagandas! Vamos ver algumas delas?
Fontes: http://www.infoescola.com/movimentos-artisticos/art-deco/
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/art_deco.htm
Arquivado em:Uncategorized
